Como funciona a varinha do Harry Potter
por
Tracy Wilson - traduzido por HowStuffWorks Brasil
Introdução
Para bruxas e bruxos que vivem no Reino Unido, comprar uma varinha costumava ser fácil. Era só ir até a loja Olivaras no Beco Diagonal, em Londres. A fita métrica enfeitiçada do Sr. Olivaras mediria a pessoa por inteiro e o proprietário usaria suas habilidades e intuição para escolher as melhores varinhas a serem testadas. No entanto, a escolha de que varinha comprar não seria feita pela pessoa, mas sim pela própria varinha.
Galeria de imagem de Harry Potter (em inglês)
No treino, a bruxa Luna Lovegood usa sua varinha para tentar conjurar um Patrono
|
Infelizmente, o Sr. Olivaras sumiu. E é claro, ficou muito mais difícil comprar uma varinha nova. Mas existe um lado bem mais sinistro em relação ao desaparecimento do Sr. Olivaras. A família Olivaras tem mais de 2 mil anos de experiência na fabricação de varinhas, e o Sr. Olivaras é considerado o melhor fabricante de varinhas do mundo. Por isso, ele deve ser a única pessoa que pode ajudar o Lord Voldemort a superar um problema específico em sua tentativa de dominar o mundo. Sua varinha não funcionará adequadamente quando estiver lutando contra a de Harry Potter.
É provável que as pessoas que acompanham a saga de Harry Potter saibam precisamente por que isso acontece. Mas para aqueles que não sabem a história de Harry, pode ser útil obter algumas informações sobre varinhas em geral, sobre a varinha de Harry em particular e sobre como a incompatibilidade das duas varinhas pode afetar o andamento do conflito.
As varinhas são essenciais para quase todas as magias, mas existem algumas exceções notáveis. Por exemplo, os animagos, ou bruxos que podem se transformar em animais, podem fazer isso sem suas varinhas. O mesmo ocorre com os metamorfomagos, ou bruxos que podem mudar suas aparências. Muitos bruxos e bruxas podem lançar seus feitiços sem usarem suas varinhas, e bruxos muito poderosos, como Alvo Dumbledore, podem até fazer grandes proezas mágicas sem usá-las.
Olho-tonto Moody e Ninfadora Tonks (a metamorfomaga) e Quim Shacklebolt
|
Mas para fazer uma boa magia, você precisa de uma varinha. Depois que tiver uma varinha, ela pode ser uma ferramenta versátil. Apesar de Severo Snape afirmar o contrário, usar uma varinha é um passo necessário na maioria das receitas de poções. Uma varinha também pode remover fios de memória humana e transferi-los para um objeto para guardar memórias, conhecido como Penseira. Com o feitiço Lumus, a varinha pode virar uma lanterna. Com encantamento e movimento corretos, um bruxo pode lançar feitiços simples, como aproximar objetos distantes (Accio), ou feitiços que exigem magia poderosa, como conjurar um Patrono protetor (Expecto Patronum). Bruxos experientes também conseguem usar suas varinhas para lançar feitiços sem pronunciar os encantamentos.
A habilidade de uma varinha para fazer tudo isso vem da maneira como ela interage com a bruxa ou bruxo que a carrega. A seguir, vamos ver exatamente o que acontece e também os tipos de varinhas.
A lei das varinhas
No mundo mágico da Grã-Bretanha, o Código de Uso das Varinhas rege como as bruxas e os bruxos podem usar suas varinhas. De acordo com o código, é ilegal qualquer criatura não-humana carregar ou usar uma varinha.